GUIA DE ESTUDO

Por: Mundo Vestibular
A compreensão dos temas específicos de Física deverá ser avaliada num contexto em que estejam incluídos: 

I.  Reconhecimento de grandezas significativas na interpretação de fenômenos físicos presentes em situações vivenciais, experimentos simples, fenômenos naturais ou processos tecnológicos.
 
II.  Significado das grandezas físicas, suas dimensões e unidades, além dos procedimentos e instrumentos de medida correspondentes. Conhecimento do Sistema Internacional de Unidades (SI).  Noção de ordem de grandeza, relações de proporcionalidade e escala.
 
III.  Compreensão dos princípios gerais e leis da Física, seus âmbitos e limites de aplicabilidade. Utilização de modelos adequados (macroscópicos ou microscópicos) para a interpretação de fenômenos e previsão de comportamentos.  Utilização de abordagens com ênfase fenomenológica, especialmente em temas mais complexos.
 
IV.  Domínio da linguagem física, envolvendo representação gráfica, formulação matemática ou linguagem verbal-conceitual para expressar ou interpretar relações entre grandezas e resultados de experiências.
 

Mecânica
Movimento, Forças e Equilíbrio
1. Movimento:  deslocamento, velocidade e aceleração (escalar e vetorial). 
2. Forças modificando movimentos:  variação da quantidade de movimento, impulso de uma força, relação entre força e aceleração.
 
3. A inércia e sua relação com sistemas de referência.
 
4. Conservação da quantidade de movimento (escalar e vetorial).  Forças de ação e reação.
 
5. Força peso, força de atrito, força elástica, força centrípeta.
 
6. Composição de forças, momento de força e ampliação de forças.
 
7. Condições de equilíbrio, centro de massa.
 
8. Descrição de movimentos:  movimento linear uniforme e uniformemente variado; movimento bidimensional (composição de movimentos); movimento circular uniforme.

Energia Mecânica e sua Conservação
1. Trabalho de uma força. Potência.
2. Energia cinética.  Trabalho e variação de energia cinética.
 

3. Sistemas conservativos: energia potencial, conservação de energia mecânica.
 
4. Sistemas dissipativos:  conservação da energia total.
 

O Sistema Solar e o Universo
1. O Sistema Solar:  evolução histórica de seus modelos; Lei da Gravitação Universal. 
2. Movimento dos corpos celestes, satélites e naves no espaço.
 
3. Campo gravitacional. Significado de g.
 
4. O surgimento do Universo e sua evolução.
 

Fluidos
1. Pressão em líquidos e sua transmissão nesses fluidos. 
2. Pressão em gases.  Pressão atmosférica.
 
3. Empuxo e condições de equilíbrio em fluidos.
 
4.  Vazão e continuidade em regimes de fluxo constante.
 

Termodinâmica
Propriedades e Processos térmicos
1. Calor, temperatura e equilíbrio térmico. 
2. Propriedades térmicas dos materiais:  calor específico (sensível), dilatação térmica, condutividade térmica, calor latente (mudanças de
 fase). 
3. Processos de transferência de calor.
 
4. Propriedades dos Gases Ideais.
 
5. Interpretação cinética da temperatura e escala absoluta de temperatura.
 

Calor e trabalho
1. Conservação da energia: equivalente mecânico do calor, energia interna. 
2. Máquinas térmicas e seu rendimento.
 
3.  Irreversibilidade e limitações em processos de conversão calor/trabalho.
 

Ondas, Som e Luz
Fenômenos ondulatórios
1. Ondas e suas características. 
2. Propagação de ondas mecânicas, princípio da superposição.
 
3. Som e suas características.
 
4. Propagação da luz: velocidade e trajetória, sombra.
 
5. Reflexão, refração, difração e interferência da luz.
 
6. Luz: natureza eletromagnética, cor, dispersão.
 

Instrumentos Óticos
1. Imagens obtidas por refração ou reflexão: lentes, espelhos (planos ou esféricos) e meios transparentes (tais como placas de vidro, prismas e outros similares). 
2. Instrumentos óticos simples: lupas, projetores, telescópios, microscópios e máquinas fotográficas;  o olho humano e lentes corretivas.
 

Eletromagnetismo
Cargas e Campos Eletrostáticos
1. Carga elétrica:  quantização e conservação. 
2. Campo e potencial elétrico.
 
3. Interação entre cargas:  força e energia
 
potencial elétrica.
 
4.  Indução e outros fenômenos eletrostáticos.
 

Corrente Elétrica
1. Corrente elétrica:  abordagem macroscópica e modelo microscópico. 
2. Propriedades elétricas dos materiais:
 
condutividade e resistividade; condutores e isolantes.
 
3. Relação entre corrente e diferença de potencial (materiais ôhmicos e não ôhmicos). Circuitos.
 
4. Dissipação de energia em resistores. Potência elétrica.
 

Eletromagnetismo
1. Campos magnéticos e ímãs. Campo magnético terrestre. 
2. Correntes gerando campos magnéticos (fios e bobinas).
 
3. Ação de campos magnéticos: força sobre cargas e correntes.
 
4. Modelo microscópico para ímãs e propriedades magnéticas dos materiais.
 
5. Indução eletromagnética. Princípio de funcionamento de eletroímãs, transformadores e motores.  Noção de corrente alternada.
 
6. Fontes de energia elétrica:  pilhas, baterias, geradores.
 

Ondas eletromagnéticas
1. Ondas eletromagnéticas:  fontes, características e usos das diversas faixas do espectro eletromagnético. 
2. Modelo qualitativo para transmissão e recepção de ondas eletromagnéticas.
 
3. Descrição qualitativa do funcionamento de comunicadores (rádios, televisores, telefones, microcomputadores e outros).
 
Temas  Especiais
Interações, Matéria e Energia
1. Reconhecimento das interações fundamentais da natureza, âmbitos de atuação e intensidades relativas. 
2. Estrutura da matéria: modelo atômico. Interação da luz com diferentes meios materiais: absorção e emissão de luz.  Fontes de luz.
 
Comportamento da luz como partícula para a explicação de diferentes fenômenos.
 
3. Interação nuclear: constituição dos núcleos e sua estabilidade. Radioatividade, fissão e fusão. Energia nuclear.
 
4. Riscos, benefícios e procedimentos adequados para o uso de radiações.
 
5. Fontes de energia, seus usos sociais e eventuais impactos ambientais.
 











COMO ESTUDAR FÍSICA
Por Alberto Ricardo Präss
                Quando você estuda Português ou História, uma lição passada pelo professor abrange, na maioria das vezes, um grande número de páginas de texto. A Física, tal como a Matemática, é mais condensada. Uma lição de Física pode reduzir-se apenas a uma ou duas páginas. Você poderia decorar a lição, mas isto não lhe adiantaria nada. Algumas vezes, o seu trabalho é compreender urna lei. Depois de compreender essa lei - e a lei é muitas vezes expressa por uma equação - e a puder explicar e aplicar na resolução de problemas, você terá aprendido a lição.
Sugestões para o estudo:
1. Leia toda a lição, a fim de saber do que se trata.
2. Leia novamente a lição, porém, mais devagar, e escreva no seu caderno a lei (se houver alguma) e outros pontos importantes da lição. Verifique se você compreende cada parágrafo. Certifique-se também se compreende o verdadeiro significado de cada palavra nova. Estude com cuidado as definições de termos como "trabalho" e "potência" até ficar completamente seguro do seu verdadeiro sentido em Física.
3. Se a lei for expressa por uma equação matemática, pergunte a si mesmo de que maneira cada símbolo da equação está relacionado com a lei. Por exemplo,  (trabalho = força . deslocamento) nos diz que, duplicando-se o deslocamento, se duplica o trabalho realizado e, do mesmo modo, fazendo duplicar a força, duplica-se o trabalho produzido.
4. Resolva os problemas incluídos no texto do seu livro.
5. Discuta a lição com os seus colegas.
Durante a aula e o trabalho de laboratório
1. Faça, sem hesitação, perguntas a respeito do que você não compreende.
2. Esteja alerta e pronto a explicar o que você compreende.
3. Pense por você mesmo; faça o seu trabalho. Você não pode aprender Física olhando para o seu companheiro.
Revisão para as provas:
1. Estude todos os dias, conscienciosamente, as suas lições. Reveja as notas que tomou na última aula. Nunca deixe as suas notas se acumularem, sem estudá-las metodicamente.
2. Antes da prova, escreva todos os pontos difíceis da parte que está revendo; faça perguntas sobre os mesmos, na aula.
3. Pense nas perguntas que faria se você fosse o professor. Tente responder, você mesmo, a essas perguntas.
4. Faça uma “cola” com as fórmulas ou conceitos mais importantes. Não exagere. Coloque apenas pontos importantes da matéria.
Durante as provas:
1. Antes do professor distribuir a prova, dê uma última “olhadinha” na cola que você fez.
2. Guarde a cola dentro da sua pasta. Você não a usará, já que já memorizou tudo que tinha nela.
3. Ao receber a prova escreva, em algum lugar dela, tudo que puder de fórmulas, conceitos e exemplos. Essas anotações serão muito úteis quando você estiver cansado e surgirem os famosos “brancos” de memória.
4. Faça as questões da prova como se estivesse resolvendo os testes em casa, com calma e muita atenção. Lembre-se que sempre existirão mais questões “fáceis” do que “difíceis” .
5. Lembre-se que quando um aluno diz que foi mal numa prova, é devido aos erros nas questões “fáceis”. Todo aluno que vai mal usa como desculpa as tais questões “difíceis” como argumento para mascarar sua falta de estudos.
6. Sucesso !
Texto adaptado e ampliado de:
“Física Na Escola Secundária”
De Oswald H. Blackwood, Wilmer B. Herron & William C. Kelly
Tradução de José Leite Lopes e Jayme Tiomno 


Agradecimentos ao site: www.fisica.net






COMO RESOLVER PROBLEMAS DE FÍSICA
Por Alberto Ricardo Präss
                O seu professor passa problemas numéricos para que você possa aumentar a sua capacidade em resolvê-los ou possa compreender alguma lei cientifica.
Por exemplo, uma das primeiras equações que aprendemos é:
Resolvendo esta equação, você aprende a relação entre a força necessária para mover um objeto e o peso deste.
Sugerimos seis etapas para resolver os problemas
1. Leia o seu problema cuidadosamente; compreenda o que está enunciado.
2. Escreva cada item que é dado.
3. Escreva o que pretende determinar.
4. Desenhe um diagrama simples com os dados do problema e do que pretende determinar.
5.  Pense num modo de resolver o problema. (Use uma equação, se possível).
6. Resolva o problema, eliminando tudo aquilo que for desnecessário, onde for possível e aconselhável.
Verifique a resposta obtida
                Pergunte a si mesmo se a solução encontrada é lógica ou não. Se a sua resposta a um problema sobre movimento é que um automóvel se move com uma velocidade de 1.500 km/h, (!) provavelmente a solução encontrada não está certa e o melhor que tem a fazer é verificar tudo novamente. Todas as vezes que você usa uma equação, pode verificar, até certo ponto, a correção do seu resultado substituindo a resposta na equação. Elimine os termos semelhantes em ambos os membros da equação. Finalmente, se obtiver dois membros iguais, você pode concluir que a solução algébrica está correta. Deve, pois, procurar o erro noutra parte do problema.
Texto adaptado e ampliado de:
“Física Na Escola Secundária”
De Oswald H. Blackwood, Wilmer B. Herron & William C. Kelly
Tradução de José Leite Lopes e Jayme Tiomno
Editora Fundo de Cultura



Agadecimento ao site: http://www.fisica.net/ 




Calorimetria
Fórmula : Q = M.C. T.
Uso: Fórmula usada para medir variação de calor de um corpo.
Macete : Qui Ma Ce Te, Qual Ma Ce Te, Qualquer Ma Ce Te ... 

Calorimetria 1
Fórmula : Q = M.L.
Uso: Fórmula usada para medir variação de calor de um corpo.
Macete : Qui Mole 
Eletricidade
Fórmula: V = R.i
Uso: Medir voltagem, resistência de um sistema elétrico
Macete : Você = Ri
Pressão
Fórmula: P.v = n.R.t
Uso: Medir pressão de gases e liquidos
Macete : Por Voce = nunca Rezei tanto
Pressão1 

Fórmula:


p.v
-=-
P.V
t
T


Uso: Medir pressão de gases e liquidos
Macete : Piviti Povotó

Espaço no M.R.U.
Fórmula: S= So + V.t
Uso: Usado para medir o tempo, espaço e velocidae no M.R.U
Macete: Sorvete

Espaço no M.R.U.V 
Fórmula: S= So + Vo.t + at²                                        2
Uso: Usado para medir o tempo, espaço e velocidade no M.R.U.V
Macete: Sorvetão, só votat
Sempre SOzinhos VOltamos eu e mais 2 amigos a tarde ou Sorvete de amora toma 2 e 2

Velocidade M.U.V.
Fórmula: V = Vo + a.t
Uso: Calcular a velocidade do Movimento Uniformemente Variado
Macete: Vê vó, arte!, Vovô Alfaiate, Vi Você Atirar

Trabalho
Fórmulas: T = F.d.cos.ø
Uso: Fórmulas usadas para achar a quantidade de trabalho, deslocamento, atrito e a força de um corpo. Obs: ø é o ângulo entre a força e o deslocamento.
Macete: Trabalho Fede e cossa a bolinha

Força
Fórmula : F = M.a
Uso: Fórmula usada para medir a força, massa ou atrito de um corpo
Macete : Fórmula da "FAMA"